Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Nenúfar

"Todos elogiam o sonho, que é o descansar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos"

Nenúfar

"Todos elogiam o sonho, que é o descansar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos"

...

11.09.19, Nenúfar

Perspetivamos a vida em termos de tempo. Dividimo-la em fases, desde a infância até à velhice. Dizemos que a vida passa e que o tempo foge. Dizemos que há uma idade para tudo ou que já não se tem idade para determinadas coisas. Olhamos para a vida como uma sucessão de dias e dizemos que atrás de tempo tempo vem. E, à medida que o tempo passa, dizemos que ainda somos do tempo em que eram outros tempos.

Mas a vida não é só tempo, é também lugar. O tempo precisa de um sítio onde morar. Mora nas casas em que vivemos ou de que somos memória, mora nas fotografias que fomos tirando, umas penduradas nas paredes ou guardadas na carteira e outras gravadas no coração. Mora em nós. Somos a casa do tempo de que os nossos dias são feitos. Somos o nosso chão e as janelas de onde vemos o futuro. E o passado. Somos as ruas que percorremos e aquelas em que nos perdemos. Somos os degraus que subimos e descemos e somos os caminhos que fomos abrindo quando o tempo se esqueceu de nós à porta. Todos os caminhos vão dar até nós.

Por isso, não me incomoda que o tempo passe. É sua condição passar, por isso é tempo e ao tempo não se recusa a passagem. Quem tem uma vida onde morar, sabe que ninguém ocupará o seu lugar. O nosso lugar será sempre aquele que conquistamos e, passe o tempo que passar, a nossa vida vai ficar. Todos temos lugar reservado. O tempo passa, o lugar fica

 

lado.a.lado

 

1 comentário

Comentar post